O significado da Cruz
Um dos ícones mais recordados por algumas religiões, também é conhecida por diferentes contextos na história. Antes mesmo de ficar conhecida pelo catolicismo, algumas civilizações usavam a cruz, mesmo que em formato e simbologia um pouco diferente.
A história
Todos que a conhece, sabem rapidamente que a cruz tradicional é formada pelo cruzamento de duas linhas, a vertical maior, como base e a horizontal menor, próximo do topo. Mas nem todo povo a conhece ou a utilizava desta forma e para o mesmo fim, assim, tendo alguns diferenciais.
Os egípcios, por exemplo, usavam a Ansata, ou Ankh, para alguns, cruz egípcia, simbolizando a vida ou melhor, a vida eterna. A mesma acabou se tornando símbolos de cultos místicos, como a Wicca. Já os os gregos e romanos utilizavam uma cruz em forma de “+”, conhecida na Idade Média na construção das catedrais. Lembrando também, dos mesopotâmios e maias da América Central e até mesmo os hindus, que atualmente usam como sinal de sorte, a cruz svastika, ou cruz gamada, como é conhecida. Mas pouco se sabe da origem verdadeira, alguns dizem que a cruz católica surgiu da cruz grega, região central da Ásia.
Já os cristãos, a veem como símbolo de proteção e utilizam em igrejas, lápides no cemitério e até mesmo como sinal para os civis, com a cruz vermelha.
Cultura popular
A cruz também é um símbolo que ganhou muito destaque na cultura popular , principalmente na moda, na música e estilo de vida, ficando entre o mundo profano e o sagrado.
E você, vê a cruz como símbolo de devoção, de proteção, objeto místico ou acessório de moda, apenas?